"Por quê?"



"Por quê?" - Não faça desta pergunta uma arma, a vítima pode ser você!

13 de ago. de 2010

(in)Conformismos

antoniomaia1.jpg

"É, tá tudo bem, tá tudo certo!" Ando cansada dessas respostas comportadas, que evitam eclosões, explosões, insurreições. São reações convenientes. Convenientes pra quem?  "É, tá tudo bem, tá tudo certo!" - e só eu não me conformo com tanto conformismo. Eduquei-me para não perder a linha, não explodir, não gritar, não cobrar. Tenho sido perfeita. Perfeita pra quem? Sei bem que, a cada pronúncia desses pálidos e equívocos consentimentos, algo de valioso e insubstituível morre e escapa de dentro do terreno dos encantamentos. Mas "tá tudo bem, tá tudo certo; all right!". O tempo resolve. O destino cuida. As divindades determinam.
Não, não e não! E os verbos omitidos? Onde ficam? Aprisionados porque oferecem risco de ameaçar a ordem pública? Educada e hipocritamente, vou dizendo "É, tá tudo bem, tá tudo certo", quando sei que tá tudo errado, que o comodismo anti-rebeliões é suscitado por algum anjo exterminador. Vou dizendo e "deixando rolar", também para não ter o trabalho de me arrepender das intempestividades no futuro, para não expor minhas feridas mal lavadas no varal farpado dos desacertos, para não irritar terceiros, que fazem muito barulho. Sucinta e lacônica, quando o que eu queria mesmo, em certas horas, era chutar o pau da barraca, gritar, xingar, transgredir.

Mas "tudo bem, tudo certo", deixa como está, nesse silêncio devastador, que vai minando pomares e frutos, que vai rescindindo antigos pactos, que vai apagando sóis e matando, paulatinamente, sentimentos e sensações. Há algo que morre sem alarde dentro da gente nessas manifestações de conformismo. Mas a manutenção da ordem estará assegurada e todos teremos sido hipocritamente educados em nossas piores intenções.